top of page

Ticiana Parada

No coração pulsante do Brasil, entre as montanhas e praias de Niterói, Ticiana Parada transforma sonhos em cores e formas que transcendem fronteiras. Embora tenha nascido no vibrante Rio de Janeiro, foi em Niterói que ela encontrou sua verdadeira inspiração e paixão pela arte.

Autodidata e apaixonada desde sempre, Ticiana foi incentivada por seu pai, um pintor nas horas vagas, a explorar o mundo das cores e traços. Essa paixão inata a levou a uma jornada de mais de 30 anos, durante os quais ela se formou em Pedagogia e estudou Arte Moderna na PUC RJ, além de Expografia e Projetos pela EAV Parque Lage.

Com um portfólio que impressiona, Ticiana já vendeu cerca de 2.000 obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas criações são um espelho da alma brasileira, refletindo o rico artesanato, a literatura vibrante e a música que ecoa pelas ruas. Inspirada por mestres como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, e Pablo Picasso, suas obras exploram a vida comum e as questões sociais, usando tintas acrílicas, óleo e materiais reciclados como seus principais aliados.

O talento de Ticiana não passou despercebido, tendo participado de exposições individuais e coletivas em lugares renomados como o FESTIVAL CULTURAL DO BRASIL em Viena, e eventos no Brasil que vão de Aracaju a Brasília. Suas obras encantam visitantes em locais como a CASA CÂNDIDO PORTINARI em São Paulo, o MUSEU CASA DOS CONTOS em Ouro Preto, e o CCBB de Brasília, entre outros.

IMG_20220324_113602.jpg

“Quando olho para o futuro, consigo me imaginar colaborando para que a cultura e a arte brasileira sejam interpretadas de uma forma mais popular, a qual todos sejam capazes de contemplar.

Ticiana Parada

Depoimentos

"O trabalho da Ticiana é extremamente expressivo e único. Gosto muito das obras de figuras humanas e bichos, suas cores e pinceladas têm uma assinatura, algo que só ela faz. Vontade de encher minha casa inteira com a arte que ela produz."

 

Fernando Conzedey - Estilista Internacional - 2021
 

" Sua arte Ticiana, nos transporta para um mundo de cores e indagações. Seus traços me trazem reflexões sobre o nosso povo, nossa terra e a humanidade. Entre cores, olhares e traços, observamos a pluralidade de sua arte. Sou fã e acompanho seus trabalhos desde o início."

 

Luciana Montez - Jornalista - 2020

"Você tem o teor da arte na alma. Ela ressignifica e compõe suas obras com muita verdade, trazendo elementos do imaginário e do real, transformando tudo em uma sinfonia harmônica de cores e fantasia. Sua arte é critica e transparente e nos faz querer mergulhar em suas imagens."

 

Ana Carolina Bonavita - Escritora e Artista Plástica - 2021

"Gostaria de parabenizá-la pela sua arte, pois transborda alegria e explosão de cores e do imaginário. Impossível não nos determos com os olhos nas suas obras."

 

Ricardo Bonavita - Diretor de Vídeo e Cinema e Documentarista - 2021

Entrevistas e Reportagens

DIÁRIO DO VALE

Artista plástica do Rio doa obra para a Secretaria de Cultura de Volta Redonda

ENFOCO

Exposição “Bonde 21” em sala cultural no Ingá em Niterói

GABRIELA NASSER COMUNICA

Sala José Cândido de Carvalho abre a exposição “Bonde 21”, formada por um coletivo de artistas

AGENDA BH

Centenário da Semana de Arte Moderna

é celebrado em Ouro Preto 22/04 a 23/04

JORNAL O ESPETO

Centenário da Semana de Arte Moderna

é celebrado em Ouro Preto em grande estilo

A VOZ DA CIDADE

Obra ‘O Contador de Histórias’ é doada para Volta Redonda

O GLOBO / RIO

Em Niterói, a arte contemporânea pede passagem com ‘Bonde 21’

GLOBO PLAY / SE JOGA

'Cantinho da Arte': Quadro 'Os Brasis' mostra um pedacinho de cada canto do país

BH EVENTOS

Centenário da Semana de Arte Moderna é celebrado em Ouro Preto em grande estilo

TV GLOBO / ENCONTRO COM PATRÍCIA POETA

'Telão do Encontro': Ticiana Parada
Artista carioca decora cenário do 'Encontro'...

TV GLOBO / FANTÁSTICO

Reportagem do Fantástico com Itamar Vieira Junior, autor do livro Torto Arado.  Itamar , em sua casa, fala de sua trajetória de vida e na literatura. Compondo o cenário vemos a obra "As Irmãs do Arado" de Ticiana,  que foi presenteada  ao autor.

bottom of page